Pular para o conteúdo principal

A Internet das Coisas

O Video abaixo foi produzido pelo NIC.BR. O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.

Cada dia que passa estamos mais conectados e novas tecnologias surgem diariamente. Você esta preparado para a internet das coisas? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZBX_NOTSUPPORTED - cannot make counterpath

Hoje passei por um problema bem interessante com o Zabbix em relação a items não suportados. Vamos a ele. O problema

Bem, alguns items monitorados começaram a ficar com status "Not supported", mas especificamente items para monitoramento de disco, cpu e uptime. Isso já havia acontecido em outras oportunidades, e havia contornado simplesmente reiniciando o zabbix agent. Porém dessa vez, não foi o caso, mesmo restartando o serviço, o erro persistia.
Ao tentar fazer as consultas manualmente via zabbix_get obtinha como retorno a seguinte mensagem:
ZBX_NOTSUPPORTED Optei então por aumentar o nível de log  para 3 (debug) e observar os logs. Os seguintes erros eram exibidos no log quando eu tentava as queries: check_counter_path (): cannot make counterpath for \\ 0xc0000bbd ou cannot make counterpath for \\ 0xc0000bbd a required argument is missing or not correct Isso me deu um norte para buscar mais informações na internet ou mesmo saber se alguém já havia passado pela mesma situaç…

Comando Alias

O comando "alias" funciona como um atalho atalho para comandos onde você tem que passar vários parâmetros e que você utilize de forma corriqueira. Porem ele tem algumas particularidades.
Só funciona na sessão atual (abaixo mostro como definir de forma global)Pode ter qualquer nome, desde que não contenha espaços ou caracteres especiais(!, ?, # etc)Syntaxe:Quando digitado sem argumentos mostra os alias configurados:

 Configurar na sessão atual: lpi1@linux:~$ sudo alias cds='cd /etc/init.d'  Configurar globalmente: Editar o arquivo "bashrc" e reiniciar o servidor
lpi1@linux:~$ sudo vim .bashrc









lpi1@linux:~$ sudo reboot
Observação: Caso deseje remover um alias ativo, o comando unalias pode ser usado:
lpi1@linux:~$ sudo unalias cds
Ronil Estevam


Unknown Object Identifier

Unknown Object Identifier (Sub-id not found: (top) O problema: Ao tentar fazer consultas SNMP estavam sendo exibidos erro como o exemplo abaixo:
root@servidor:/usr/share/snmp/mibs# snmpwalk -c public -v 2c 172.19.100.1 sysname
sysname: Unknown Object Identifier (Sub-id not found: (top) -> sysname)

Porem caso executasse o comando usando o OID (.1.3.6.1.2.1.1.5) ao invés da palavra, conseguia obter o resultado normalmente. Outra coisa que notei era que se utilizasse o parâmetro "-m local_da_MIB" também era exibido o resultado correto.
Depois de algumas buscas na internet, descobri que o que estava errado era que o agent snmp, no caso, do meu Ubuntu Server, não estava carregando as MIBs no diretório padrão, no meu caso "/usr/share/snmp/mibs". Na verdade o agente snmp não carrega as MIBs por default.
A solução:
Dessa forma para resolver o problema basta comentar ou remover a linha "mibs :" em /etc/snmp/snmp.conf

Referencias:  https://bugs.debian.org/cgi-bin…